segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pelos Encravados o Terror da Depilação


A maior queixa, mulheres e homens, todos reclamam dos indesejáveis pelos encravados, e não adianta, o maior fator é a predisposição, não é a cera nem a depiladora :-) A pessoa já é predisposta, tem a pele mais grossa ou o pelo mais fino, pode estar com os hormônios gritando ou estar com a resistência baixa, mas não é o fim do mundo, pode ser amenizado e até evitado, só requer alguns cuidados. Vamos lá.

o que é?
O nome científico do pelo encravado é FOLICULITE, esse problema que pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres,
em geral, afligem mais as peles morenas, negras e amarelas,
mas isso não impede que qualquer outra pessoa também tenha..
As áreas mais afetadas nos homens são a barba, pescoço e a nuca e, nas mulheres, a virilha e parte lateral externa da perna.
Nestas localizações, por serem áreas de dobra da pele, alguns pêlos já nascem de forma oblíqua, o que facilita o seu encravamento.

o que causa?
• Calças justas ou roupas apertadas não só nas pernas, mas em qualquer área do corpo;
• Depilação com cera, principalmente durante muitos anos, faz com que o pelo afine e tenha mais dificuldade para romper a pele, além de alterar a posição de crescimento do pelo;
• Cabelos encaracolados tem maior predisposição, já que os pelos não nascem numa direção reta;
• Altos níveis de hormônios masculinos no sangue também podem ser um fator determinante.
• No caso dos homens o nascimento de mais de 1 pelo por folículo também propicia
Como evitar?

Uma das formas mais eficazes de prevenir os pelos encravados é lançar mão da boa e velha esfoliação.
• Uma semana antes de depilar, aplique em dias alternados um creme esfoliante na pele; utilizar o esfoliante regularmente pode minimizar o problema, apenas evite após a depilação, quando a pele está mais sensível;
• Nos locais em que os pêlos sempre encravam, aplique um creme à base de ácido salicílico para afinar a pele aos poucos;
• Converse com o seu dermatologista ou ginecologista sobre o problema para identificar possíveis causas hormonais;
• Após a depilação com cera quente ou fria, evite usar cremes ou loções por três dias. Pois nesse período os poros ainda estão dilatados e os cremes podem favorecer o entupimento do folículo.
• A lâmina de barbear, criticadas por alguns, propiciam menos encravamento e, ao contrário do que se pensa, não deixa o mais grosso.


Mas, também não é tão inocente assim, pois a passagem constante da parte metálica sobre a pele causam pequenas fissuras que criam uma casquinha fina que não deixa os pelos nascerem.


• A técnica mais indicada para resolver o problema é a depilação definitiva a laser, pois é a única capaz de destruir o folículo piloso e impedir o nascimento de outro pelo.

Dicas da Ju

•Se você tem muitos pelos e eles INFLAMAM frequentemente, é aconselhável procurar um dermatologista para tratar do problema. Esses tratamentos podem envolver medicamentos, ácidos, peelings de diamante e de cristal por isso é aconselhável fazê-lo com alguém confiável e de preferência no inverno.
• se não tiver alergia a gilette alterne os métodos depilatórios, entre cera e lâmina.
•Não caia na tentação de cutucar, espremer ou arrancar com a pinça os pêlos encravados. Isso só vai ajudar a deixar o local mais inflamado, além de deixar a pele marcada ou manchada.
• Em casos de inflamação leve do folículo, pode se utilizar pomadas antiinflamatórias como Nebacetim duas vezes ao dia após o banho.
• Espremer a espinha que formou nem pensar! No máximo passe uma buchinha suavemente no banho com água quente. Em casos mais graves procure um especialista para drenar a lesão de forma correta.
• Após a depilação, use loções à base de camomila, azuleno ou calêndula.
• não aplique creme após a depilação. Espere para fazê-lo no dia seguinte.
• Experimente passar água gelada sobre a pele depois da depilação com cera quente, para fechar os poros e conter a irritação.
• Procure ainda por cremes específicos, próprios para foliculite. Caso não encontre nenhum, recorra a produtos da linha masculina, pois foram feitos para o mesmo tipo de problema, só que na barba
• massagear o corpo, duas vezes por semana, com uma escova ou uma bucha vegetal durante o banho. Mas atenção: se a pele for sensível, escolha uma esponja bem macia para não machucar a pele.

Receita caseira de esfoliante
para ajudar no combate à foliculite:

Misture uma colher (sopa) de iogurte natural, uma colher (sopa) de açúcar branco e dois morangos amassados. Espalhe esse mix pelo corpo durante o banho com movimentos circulares e capriche nos pontos mais ressecados e onde o encravamento ocorre com maior incidência.

8 comentários:

  1. Que maravilha de blog e de post. Não sabia que ao alternar o uso da lâmina com a cera quente, poderia diminuir os pelos encravados. Pensei também que não usando cremes (hidratantes), não "entupiria" os poros diminuindo a quantidade de pelos encravados. ADOREI e vou indicar!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que legal que gostou! obrigada vc pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Oi so lembrando que ao se depilar os pêlos não afinam e sim, com o ato da depilação com cera o pêlo é retirado pela raiz e acaba nascendo outro pêlo novo que sua "ponta e fina. Já com a lâmina o pelo é cortado o que da a impressão de um pêlo grosso....

    ResponderExcluir
  4. Não é bem uma impressão, pelos cortados nascem mais grossos e fortes mesmo, como cabelo, bjs!

    ResponderExcluir
  5. adorei teu blog e as dicas!
    vou recomendar!
    bjo

    ResponderExcluir
  6. adorei teu blog, com matérias proveitosas e de grande informação,parabéns.
    http://soniamedeirosmakeup.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Mel! adorei sua visita também!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sõnia adorei seu Blog! também! já estou seguindo! obrigada pela visita! bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pinterest

Pin It